Fonte: O Fluminense
Inaugurado em março com a proposta de ser um polo de atendimento ao paciente pediátrico nas áreas de cirurgia ortopédica e geral, 1 oncologia e transplante, o Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, vai fechar o segundo mês de funcionamento comemorando duas grandes vitórias: a realização dos primeiros transplantes de fígado e rim e das primeiras cirurgias oncológicas da unidade, ambos com sucesso. Ao todo, já foram ff realizadas mais de 130 cirurgias na nova unidade.
Como diagnóstico de um tumor abdominal, Gabriel, de três anos, foi encaminhado às pressas para a unidade. Operado no início de abril, o menino, que deve passar por nova cirurgia e quimioterapia, foi o primeiro paciente oncológico operado, já recebeu alta e nesta segunda-feira retomou para a primeira consulta de rotina no pós-operatório.
“Passamos por alguns hospitais até nos encaminharem pra cá. Fiquei muito preocupada quando falaram que meu filho estava com câncer, mas eu acredito muito na cura dele. Deu tudo certo na cirurgia e agora ele vai ter que fazer quimioterapia aqui mesmo”, disse Elizete da Silva, mãe de Gabriel e de mais duas meninas.
A direção do Hospital Estadual da Criança informa que a equipe está apta a receber todos os pacientes pediátricos que hoje aguardam para realizar uma cirurgia de urologia no Hospital Federal de Bonsucesso.
“A nossa meta para o melro mês era realizar 35 cirurgias,: mas já fizemos 42. No segundo mês, mesmo antes de encerrar o período de 30 dias, já superamos a meta em 28%”, declarou a diretora Heloísa Aranha. Para isso, basta que a unidade de origem cadastre o paciente na Central Estadual de Regulação.
Além das cirurgias oncológica e de transplante, foram realizadas nestes dois primeiros meses 130 cirurgias – 70 ortopédicas, 51 gerais e uma biópsia – e 297 consultas ambulatorlais. Rido isso em um ambiente que prioriza o conceito de humanização ; decorado de forma lúdica para promover o bem-estar dos pequenos pacientes.
Transplantes – Na última semana, dois grandes motivos para seguir celebrando: o primeiro transplante de rim da unidade e a alta do primeiro transplantado de fígado. No dia 24 de abril, Abraham Lincoln de Oliveira, de 11 anos, recebeu o órgão de um doador falecido de cinco anos e passa bem. Portador de glomerulonefrite, Abraham fazia diálise há dois anos e aguardava na fila por um doador compatível. Ao todo, já foram realizados três transplantes na unidade.
Três dias depois, o pequeno Natan, de um ano e dois meses, primeiro paciente transplantado do Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, recebeu alta. Em uma cirurgia realizada no dia 3 de abril, o pai do paciente, Ubiratan Tonaso, doou parte de seu fígado para o menino. De acordo com a equipe médica, a recuperação está evoluindo bem.
Mapa do Site