Adolescente de 14 anos recebe o primeiro transplante de 2016 no Rio
Lutianny Soares de Oliveira recebeu um novo fígado.
Ela esperava pela cirurgia há um ano.
O Hospital Estadual da Criança em Vila Valqueire, Zona Norte do Rio, realizou o primeiro transplante de fígado de 2016. Lutianny Soares de Oliveira, de 14 anos, esperava pela cirurgia há um ano e recebeu um novo fígado na manhã desta sexta-feira (1).
O procedimento cirúrgico durou cerca de cinco horas e foi considerado um sucesso pela equipe médica. O coordenador de Transplante de Fígado do hospital, Lucio Pacheco, afirmou que ficou surpreso com a notícia e ressaltou que doar órgão é muito importante.
“Começamos 2016 com o pé direito. A cirurgia da Lutianny correu muito bem e foi um sucesso. E, assim como a família, eu também fui pego de surpresa com a notícia de que havia um doador para ela. Quando a gente fala em transplante, não basta ter a unidade de saúde, a equipe médica, se não tiver o doador. Por isso, é tão importante divulgarmos a importância da doação de órgãos” afirmou o médico.
O comerciante Vicente de Oliveira, 38 anos, pai de Lutianny, falou da expectativa de um novo começo de vida para sua filha. Ele recebeu a notícia às 23h do último dia de 2015 de que a filha seria operada. De acordo com ele, o sonho da menina é ser modelo.
“Estávamos na angústia da espera pelo transplante. Foi uma alegria muito grande receber a notícia às vésperas da virada do ano. Nem conseguimos dormir. Graças a Deus e aos médicos, deu tudo certo na cirurgia, e agora começa uma nova vida para ela. Um grande presente de Ano Novo para todos nós”, contou.
Fonte: G1
Mapa do Site